domingo, 25 de novembro de 2007

Os Cinco Pilares da Saúde

Esse meu artigo abaixo foi publicado em uma revista curitibana chamada Mary in Foco, na secção "Saúde in Foco" - Fiz uma pequena revisão, mas as idéias são as mesmas.


OS CINCO PILARES DA SAÚDE


O que é Saúde? Como ter Saúde?
Como vamos ser saudáveis se nem sabemos o que isso significa?

Como tudo na vida, as respostas para essas perguntas não são simples, e variam de pessoa para pessoa. O que vou fazer hoje é dar uma idéia do que esses conceitos significam para mim, sendo que passo a maior parte do dia fazendo com que as pessoas se sintam melhores do que estavam antes do nosso encontro.

Para mim, Saúde é termos condições de sermos Felizes. Que simples não? Mas veja como esse conceito consegue englobar tudo o que precisamos saber sobre Saúde. Todos conhecemos pessoas realmente felizes. Mesmo que elas sejam seres humanos com suas fraquezas e defeitos estão sempre sorrindo e fazendo coisas que as deixam felizes. Por mais que em certos momentos tenham uma gripe, que precisem de óculos ou que estejam acamadas no fim dessa vida, elas são Felizes. Eu acredito que Saúde não é a ausência de Doença. Você pode até estar Doente, mas se você for realmente feliz você tem Saúde.
Saúde seria então o POTENCIAL para sermos completamente e realmente FELIZES.

Agora, muitas vezes é o nosso próprio corpo que nos impede de sermos realmente felizes, muitas pessoas não conseguem ser feliz devido a dores, excesso de estresse ou incômodos em geral. Isso de maneira nenhuma é saúde, não importa o quão bom esteja seu colesterol ou sua pressão, se você não consegue se sentir feliz e satisfeito, desculpe, mas você não é saudável. Principalmente quando é o nosso próprio corpo que nos impede de sermos saudável, está na hora de rever nossas atitudes em relação a nossa Saúde.
Por isso que estou aqui para lhe dar minha fórmula para Saúde. Pois acho que se o seu corpo funcionando melhor suas chances de ter essa felicidade aumentam drasticamente.

A fórmula para ter um corpo com potencial de ser feliz, ou seja, um corpo que te permita ser Saudável é construído sobre apenas Cinco Pilares.

“Como?” escuto vocês indignados, “vou ao médico e ele cada vez que me vê pede um monte de exames, me receita outro medicamento, ou troca àqueles que eu estava usando, e você diz que são só Cinco Pilares? Por que ele não me disse isso?”.

O que ocorre é uma diferença de posicionamento, para a maioria dos médicos, Saúde é a ausência de Doença. Assim sendo, eles vão fazer o máximo para “consertar” seu corpo cada vez que ele estiver doente.
Como médico confio em medicamentos e vejo virtude em sua utilização, mas acredito que para sermos Saudáveis eles não bastam. Inclusive acho que Os Cinco Pilares são mais importantes e vão acabar possibilitando a diminuição da quantidade de medicação da pessoa.

Vou lhes dizer o que precisa ser feito para termos Saúde. Cinco Pilares, que aparecem em todo lugar, em todas as culturas, são as bases de todas as Medicinas Tradicionais, e estão conosco desde que o ser humano surgiu no planeta.
Mesmo assim nós conseguimos nos preocupar mais com um exame de sangue do que com essa maneira de nos vermos perante a natureza, tentamos nos enganar sobre o que é SER um humano.

Os Cinco Pilares são: como comemos, como urinamos, como evacuamos, como dormimos e como respiramos.
Simples não é? Vou explicar melhor.

Como você come. A quantidade e qualidade de nutrientes, vitaminas e sais minerais deve ser ideal. A comida deve ser o mais perto possível da natureza, com carnes, frutas e verduras frescas. Devemos comer o que a estação está nos mostrando, gosto, sabores, quente ou frio, tudo interfere na boa alimentação.

Como você urina. A urina deve ser mais para clara, da cor de chá bem fraco, evidenciando um aporte de água conforme as necessidades do corpo. Somos 80% água, precisamos de muita água para viver.
A urina é o resultado de todos os processos químicos necessários a vida. Tudo desde a divisão de uma célula, até o esforço mental envolve resíduos que são tóxicos, e é na urina que esses tóxicos vão ser lavados do corpo. Falta ou excesso de água para essa limpeza irá aparecer como altearações na urina.

Como você evacua. Todos devemos comer, absorver, e nada mais lógico, eliminar os alimentos que não aproveitamos. Todos os dias. Isso é, nossas fezes não devem passar mais tempo dentro de nós que o mínimo necessário.
Poucas fezes mostra que estamos vivendo cronicamente com lixo no nosso corpo. No entanto, se fazemos demais isso é sinal que não estamos aproveitando tudo que os alimentos podem nos fornecer.
Todos devemos fazer o intestino funcionar uma a duas vezes ao dia. Menos que uma vez ao dia não é bom e mais que duas também não serve.

Como você dorme. O sono deve ser reparador, devemos dormir bem e quando acordamos devemos estar descansados e dispostos para o novo dia. O sono não deve ser interrompido, encurtado ou com sonhos muito agitados, não podemos dormir muito ou acordar e ficar com sono o dia ineiro.
Sono é remédio, pouco não ajuda e demais pode até atrapalhar.

Como você respira. Aqui entram hábitos de vida como o malefício do fumo, e a falta de exercícios.
Quando foi a última vez que você se percebeu respirando? Se você faz parte da grande maioria das pessoas, você não pensa em respirar por dias a fio. Aí vai fazer um exercício ou outra atividade e só então faz uma respiração profunda o suficiente para reparar "opa, isso foi meu pulmão funcionando".
Exercício tem quantidade e qualidade certa de pessoa para pessoa. Caminhadas, natação, musculação bicicleta e outras invenções recentes são ótimas, mas não são as únicas formas de exercício. Exercícios milenares como Yoga, Tai-chi, Qi-gong, Meditação e por aí afora, são métodos de fazer a pessoa se obrigar a respirar por uma hora ou duas na semana, muitas vezes sem derrubar sequer uma gôta de suor.

Pois é, é isso. Mas e você? Está assentada sobre esses Cinco Pilares ou sua saúde está capengando em algum, ou até em todos?
Não existe idade limite, não existem desculpas, e o tempo certo para fazer essas mudanças é o AGORA!

Lembre-se, só VOCÊ pode mudar sua Sáude, só você pode se fazer feliz, o que te impede?

Obrigado, e qualquer crítica ou sugestão, como sempre, serão bem recebidas.

Dr. Rogerio Luz
dr.rogerioluz@gmail.com