domingo, 14 de junho de 2009

Verdade sobre as Dietas ?? Bom ... só se for para a revista Superinteressante.

Antigamente a Superinteressante era uma revista de ciência popular, mas que tinha ainda assim algum conteúdo embasado em pesquisas de 1a linha, mas agora parece que isso não é mais assim.

A "Dieta sem segredos"da qual o título da reportagem fala ainda não existe, vou repetir AINDA NÃO EXISTE VERDADE ESTABELECIDA QUANTO A QUAL DIETA É MELHOR PARA PERDER PESO!!!

A Superinteressante pegou um trabalho publicado em Fev 2009 na revista New England Journal of Medicine que mostra que DIETAS DE BAIXA CALORIA com diferentes percentuais de composição dos macronutrientes básicos (Carboidratos, Gorduras e Proteínas) nao diferem estatisticamente na perda de peso ao longo do tempo.
- O trabalho publicado em si é muito bom e muito útil para o Clínico, pois mostra que EM DIETAS DE BAIXA CALORIAS, o que importa é manter-se na dieta e não sua composição para a perda de peso.
- Mas o estudo não usou a composição de restrição de macronutrientes suficiente para que a dieta a qual as pessoas fizeram se enquadrassem nas dietas que realmente limitam esses macronutrientes (como Atkins, South Beach, Mediterrânea)

NO ENTANTO, uma revista como a Superinteressante deveria ter sido MUITO mais científica com relação a sua matéria.

Em 2008 foi publicada na New England Journal of Medicine, isso mesmo, na MESMA revista, um estudo que comparava as diferentes "Dietas da Moda". Isso é o estudo comparou as dietas: Atkins, Atkins - baixa calorias, Mediterrânea e Baixa gordura e apresentou resultados DIFERENTES.
- Esse trabalho mostra que as dietas de pouco carboidratos tiveram perda de peso quase 2x maior que as com baixa gordura, além disso mostra que a dieta Mediterrânea teve uma melhora no controle de DIABETES do que as outras dietas.



O que tudo isso tem a ver com você ??

1o - Esqueça tudo o que você lê na Superinteressante, pois ao contrário do passado, eles não estão mais tentando ensinar ciência de uma forma popular e sim querendo fazer grandes manchetes.

2o - Até que se prove o contrário dietas com restrição de carboidratos são melhores que aquelas com baixa gordura para perder peso.

3o - Até que se prove o contrário as dietas que seguem o estilo Mediterrâneo são melhores para os que sofrem de Diabetes.

4o - A Medicina Moderna, baseada em evidências serve como NORTEADORA da conduta e tratamento, mas a individualização do caso depende de pessoa para pessoa, suas vontades, suas preferências, e um médico / terapeuta que não ente isso está fadado ao fracasso, ou o que é pior, está fadado a cometer erros, como aconteceu nessa reportagem da Superinteressante.

Abraços a todos.

Dr. Rogerio Luz Coelho - Médico.