domingo, 16 de dezembro de 2007

Que História é essa de 2 Litros de Água?

BOA NOITE!!


Hoje eu queria falar um pouco sobre a quantidade de Água que tomamos e como isso influencia nossa saúde.

A água é a base da vida na terra. Segundo a teoria evolucionista evoluímos de ancestrais aquáticos.

Desde o começo dos tempos que a água vem sendo ligada intimamente com nossa sobrevivência na Terra. Os seres humanos nunca se distanciaram muito de suas reservas de água, é por isso que tantas civilizações nasceram e prosperaram nas cercanias de grandes rios.



-----------------------------



O corpo humano é formado por mais ou menos 70% de água (a constituição de água varia de um órgão para outro desde 22% para osso até 80% para o cérebro).

A água é importante em praticamente todas as funções do organismo.

- Nas reações bioquímicas do organismo a Água é o solvente principal, isso quer dizer que quanto menos Água na célula mais lentas as reações ocorrem, e se as reações ocorrem mais lentamente a função dessa célula se torna prejudicada.

- Água regula a temperatura corporal.

- É a hidratação correta que vai proteger os órgãos de traumas como acidentes e batidas, pois o tecido que dá essa sustentação ao órgão é como se fosse uma "gelatina" (e gelatina se faz com água não é mesmo?)

- A digestão necessita de muita Água, tanto o ácido do estômago como as enzimas digestivas precisam estar em contato com o alimento, e isso quer dizer que a comida necessita estar imersa em um "caldo" de enzimas e sucos gástricos para ser bem digerida, e esse processo usa muita Água do corpo (no entanto tomar água e líquidos durante as refeições dilui demais esses processos digestivos, e isso pode levar a má digestão).

- É a Água que suporta a maioria do peso do corpo. Estudos mostram que a porção mineral (cálcio e magnésio) das vértebras são responsáveis por só 2% da sustentação do corpo os outros 98% englobam músculos (75% água) e os discos vertebrais (70% água).

- As articulações necessitam de lubrificação que se dá pelo líquido sinovial, uma "gelatina" bem aguada chegando a 85% de água.

- O sangue é o que carrega o oxigênio e o que leva o lixo das células e órgãos, e tem em torno de 85% de água.


Durante um dia com temperatura amena, uma pessoa que não faz exercícios irá perder em torno de 1,5L de Água pela urina. O que pouca gente sabe é que para respirarmos usamos muita Água, e somando com o suor e a água presente nas fezes temos mais 1 a 2L de perda hídrica.

Isso nos dá uma perda média de 2-3L de Água todo dia, sem esforço.

Fatores que podem aumentar o consumo de água pelo nosso organismo:


1- Temperatura: dias úmidos ou quentes nos fazem perder mais água

2- Exercícios: tanto o suor como a urina aumentam nos dias em que fazemos mais exercícios (o aumento de suor tenta diminuir a temperatura corporal, e o desgaste de energia e musculatura aumentam a produção de toxinas, que o corpo excreta na forma de urina, com mais água).

3- Doenças e Desequilíbrios: há a perda de líquidos óbvia como no caso de suores febris, vômitos e diarréia. Mas também existe a luta do organismo contra a doença, gastando energia e outros recursos internos (gorduras e proteínas para fazer mais células e elementos de defesa) que criam toxinas e que vão precisar de mais água para sua excreção.

4- Gravidez e Aleitamento: tanto o líquido amniótico que engloba o feto quanto o leite necessitam de muita água da mãe para serem fabricados.

-----------------------------

A DESIDRATAÇÃO:

A quantidade de água que usamos é uma somatória de toda atividade que fazemos, desde os processos químicos imperceptíveis dentro da célula até a nossa sudorese e urina.

Se não tomamos água o suficiente para suprir essas necessidades começamos a entrar em em estado de DESIDRATAÇÃO.

Se você gasta mais do ganha, não importa se á comprando balinhas com centavos (reações químicas básicas que nos mantém vivos) ou pondo todo dinheiro num carro (diarréias seguidas, sudorese excessiva), você mesmo assim vai estar entrando no cheque especial.

Alterações de 1% no volume de água do organismo já começam a modificar o nosso ânimo e nos dar cansaço e fadiga inconsistentes com nossas atividades diárias.

Sinais de desidratação incluem: fadiga muscular, tonturas, cabeça "leve", palpitações, perda da capacidade de suar e urinar e, lógico, sede e boca seca.



Muitos pesquisadores e Médicos Naturais adventam teorias de que muitas das doenças "sem causas" como cânceres, envelhecimento precoce, distúrbios emocionais (ansiedade, depressão, etc) são causados por desidratação crônica. Mas ainda não temos provas suficientes.

-----------------------------

Atualmente procura-se orientar que as pessoas bebam de 1,5 a 2,5 Litros de Água ao dia.

Orienta-se quem queira emagrecer a tomar 200mL a mais que esse valor a cada 5 kilos que a pessoa está acima de seu peso ideal. Isso é baseado na maneira como a água influencia tanto na sensação de saciedade (afinal não tem calorias e enche barriga) quanto na confusão que o cérebro faz entre FOME e SEDE. Ás vezes o que aparenta ser uma sensação de fome ou vontade de comer pode ser devido a um início de desidratação.

Existe, no entanto, o risco de se ingerir MUITA água, isso se chama hiponatremia e pode até ser fatal (mas a quantidade de água que se deve tomar para chegar a esse quadro pode ser superior a 6 Litros diários em uma pessoa saudável).

Não confunda retenção líquida com excesso de água. A retenção líquida é causada por um aumento do sódio (principalmente devido a excesso de sal, podendo também ser devido a excesso de hormônios) e o corpo está amarzenando Água porque pensa que a mesma está em falta. O melhor tratamento para esse quadro é urinar mais, e isso a gente faz BEBENDO ÁGUA!

Pessoas com certos problemas de coração e pulmão também podem ser orientadas pelos seus médicos a diminuírem a quantidade de água, mas essas são excessões.



Resumindo, água é vital, tem que ser em quantidade, e temos que fazer de beber água um hábito.

Só para lembrar, até agora eu não falei em chás, sucos, refrigerantes ou bebidas de qualquer outro tipo.
Vivem me perguntando: "chá conta como água? e suco? e refrigerante light?".

Resposta: se tem bolinha (gas), tem álcool, é mais escuro que teu xixi, então não, não conta como água.


Obrigado e como sempre qualquer pergunta, sugestão ou crítica estarei sempre à disposição.

Dr. Rogerio Luz
dr.rogerioluz@gmail.com