domingo, 20 de janeiro de 2008

Ano Novo, Vitamina Nova?

BOA NOITE,

Primeiramente peço desculpas pelo atraso. Mas veja pelo lado positivo, ainda nem é Carnaval e já voltei a ativa ;)

------------------------------

Hoje queria discutir um conceito cada vez mais presente no mundo moderno.

O conceito de que TODOS estamos em situação de deficiência de vitaminas.

Não, isso não é um problema de saúde pública e não existem razões para preocupações imediatas. Você não vai ter nenhuma das doenças que estudamos na 8a série: pelagra, escorbuto, etc... esses são casos raríssimos hoje em dia, e se o médico não trabalha com populações que estão em sérios riscos de vida devido à desnutrição, é provável que nunca encontre esses problemas em toda sua carreira.

O que estou tentando mostrar é um problema mais profundo e crônico.

Estamos vivendo uma era de abundância de alimentos. Os alimentos estão mais baratos e de mais fácil acesso hoje do que jamais estiveram na história da humanidade. Temos frutas e verduras o ano inteiro, independente da estação e do tempo que fez na agricultura.

Mas então do que eu estou falando? Não deveria ser exatamente o oposto? Não estaríamos super-protegidos por essas vitaminas abundantes que comemos?

Aí que está o problema. Não é só porque comemos em excesso, o que com certeza fazemos, que estamos consumindo VITAMINAS adequadamente.

Nossas comidas estão sendo de tal modo processadas e industrializadas que acabamos comendo as chamadas “calorias vazias”. Vazias de quê? De vitaminas e nutrientes essenciais. Chegamos ao cúmulo de depois que retiramos as vitaminas de certos alimentos (como o trigo branco, arroz e pão) “reintroduzimos” essas vitaminas e agressivamente colocamos na embalagem esse “Enriquecido com Vitaminas” como se fosse alguma grande vantagem para nossa saúde.

Lógico que existe uma razão prática para refinarmos nossos cereais (arroz, trigo, milho, etc...) e essa razão é boa tanto para o comerciante quanto para o consumidor. Cereais refinados são mais fáceis de digerir, mais doces, e duram mais na prateleira, além do refino padronizar a cor e textura da farinha. Mas esses alimentos são melhores?

Perdemos muitos dos elementos cruciais dos cereais quando não comemos seu farelo ou casca.
Historicamente foi quando passamos de coletores de frutas e verduras para agricultores que aprendemos o valor do cereal, seus usos múltiplos e sua facilidade de cultivo foram fatores determinantes para os cereais se tornarem a fonte principal de calorias para o ser humano desde a pré-história. Mas naquela época e até muito recentemente comíamos esses cereais inteiros (ou integrais).


Então não seria melhor comermos só frutas, verduras e carnes?

Será?

Você já pensou em como são cultivados nossos alimentos?

Frutas que deveriam ser exclusivas do inverno estão sendo produzidas o ano inteiro, o gado não pasta mais e sim recebe ração para engordar mais rápido, o frango é abatido com 20-30 dias, as colheitas ocorrem o ano inteiro na mesma terra, não dando tempo dessa terra se recuperar entre uma safra e outra.

Resumindo, estamos nos alimentando de alimentos cada vez mais “enfraquecidos”, e o solo está cada vez mais “vazio” de nutrientes.

------------------------------

Então o que vamos fazer? Comer só o que plantarmos? Só comermos comidas orgânicas e integrais?

Sim, essa seria uma solução ideal, mas pouco prática não é mesmo?

Recomendo uma solução um pouco menos radical.

Em primeiro lugar: descubra o que é que você está comendo, além do hábito de fumar, não existe nada que seja mais prejudicial ao ser humano moderno que uma dieta incorreta. Se você nem sabe o que está comendo como é que você quer saber do porquê não está passando bem?
Compre alimentos mais integrais, orgânicos (quanto mais possível) e naturais. Dê preferência ao alimentos mais frescos de feiras, direto do produtor. Carnes certificadas/orgânicas, com menos hormônios e que sejam de açougues preocupados com a qualidade e não só com o preço.

Segundo, TODOS devemos tomar um multivitamínico diário. Isso mesmo TODOS, não importa se você tem 6 meses ou 100 anos você deve tomar diariamente um comprimido de vitaminas ao dia. Doses e composições obviamente variam com a idade e com o sexo, mas esse cuidado deve ser entendido como exercícios físicos. Simplesmente essencial para uma vida futura melhor.


Essa recomendação não é só minha, o setor de Nutrição da Universidade de Harvard, uma das escolas mais prestigiosas do mundo dá essa recomendação em sua página sobre vitaminas: http://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/vitamins.html

No título do artigo acima está a frase: “Apólice de seguro dietética: uma multivitamina diária”. Também serve como o que temos de mais atual em dosagens diárias das diferentes vitaminas, e seus efeitos no organismo.


Então pessoal, Ano Novo Vitamina Nova!!!



Só um lembrete, no Brasil temos muitos multivitamínicos que estão sendo comercializados juntamente com Ginko biloba ou Ginseng. Eu NÃO recomendo essas formulações, tanto uma como outra dessas ervas devem ser tratadas como MEDICAMENTOS, e deverá ser prescrita por seu médico ou fitoterapêuta, individualmente.


Obrigado.

Como sempre qualquer dúvida, comentário, sugestão ou crítica será sempre bem vinda.

Dr. Rogerio Luz
dr.rogerioluz@gmail.com