domingo, 9 de dezembro de 2007

Leite é sinônimo de Saúde, será?

Boa noite.


Durante muito tempo fomos bombardeados com propagandas garantindo o valor benéfico do leite para as crianças e adultos. Mas isso tem fundamento? Vou dar minha opinião sobre o leite, tanto do ponto de vista do nosso conhecimento científico atual quanto da Medicina Tradicional Chinesa.

---------------------------------

O leite é um composto orgânico complexo, tem papel exclusivo na nutrição dos filhotes de mamíferos até eles terem a habilidade de conseguir e digerir outras formas de alimentação. O ser humano é o único animal que usa o leite após a infância.

Há mais de 10.000 anos que se tem notícia do uso do leite como fonte alternativa de alimentação. Temos registros mostrando já um começo de processamento desse leite na forma de queijos, creme e coalhadas.
A ordenha do leite foi um avanço prático importantíssimo para a sobrevivência do ser humano no Neolítico. Matar uma vaca pela sua carne nos dá a nutrição de apenas 1 ano de leite, isso é, se você mantivesse a vaca viva ela lhe dava anos e anos do seu valor nutritivo em doses diárias, muito conveniente não é?

O leite é uma ótima fonte de proteínas, gorduras, cálcio, vitamina D e vitamina C. Tudo aponta para que o leite seja um alimento beirando a perfeição não é mesmo?


**** NÃO ****

O que poucos sabem é que a grande maioria das pessoas do mundo desenvolvem algum grau de intolerância ao leite durante sua vida. Quando passamos da infância o nosso corpo tende a parar de produzir as enzimas necessárias para a digestão do leite. Além da lactose (o açúcar do leite - mesmo leite desnatado tem lactose) o leite possui muitas proteínas que podem causar intolerância.

Dados mostram que em torno de 70% da população mundial tem algum grau de intolerância à lactose. Essa intolerância é pior em populações que historicamente foram pequenas consumidoras de leite como os Asiáticos e os Índios Nativos Americanos (tanto do norte quanto do sul). Dados de pesquisas mostram que de 65 a 75% dos Sul Americanos tem algum grau de intolerância.
Os grupos com menos intolerância são os descendentes de Escandinavos e Holandeses.
Italianos e Alemães tem em torno de 50%.
Essa intolerância à lactose pode ter várias formas com diversos graus de gravidade, indo desde uma leve má digestão, podendo ocasionar excesso de flatulência, diarréias e vômitos, até uma reação alérgica generalizada e séria. Além disso, pesquisas recentes têm demonstrado consistentemente que a maior ingestão de leite tem relação com aumento de câncer de ovário, de testículo e de próstata.

A proteína caseína (principal proteína do leite) pode também estar relacionada com o desenvolvimento de Autismo em crianças.

O leite atual é ordenhado em torno de 300 dias ao ano, e durante a maioria desse tempo as vacas estão grávidas, e recebendo hormônios para aumentar a produção de leite. Com isso a taxa de hormônios que passa para o leite está quase sempre aumentada, principalmente nos últimos meses de gravidez. Esse aumento de hormônios pode chegar a 80 vezes os valores normais de vacas "orgânicas".
E esse aumento está passando para crianças (estudos mostram que crianças "virgens" de leite industrializado tem aumento de 22% de hormônios quando entram em contato com esse leite em apenas 1 MÊS). Além disso existe o grande risco de muitos agrotóxicos que se usa para manter o pasto ou colheitas vizinhas aparecer no leite das vacas e com isso serem ingeridos de forma desavisada.

A Monsanto (a mesma da Soja transgênica) está pondo no mercado um hormônio específico para melhorar o crescimento e amadurecimento de vacas pelo mundo afora, e esse hormônio está aparecendo no leite. Ainda não se sabe o efeito em humanos, mas o Japão , Austrália, Nova Zelândia e até o Canadá, baniram o leite com esse hormônio que vinha dos EUA.


Agora você me pergunta, "Mas e o Cálcio, e a Osteoporose?"

É verdade, o leite é o alimento com melhor teor do cálcio que podemos usar. No entanto, pesquisas com leite mostraram que o leite falha ao tentar impedir ou melhorar o problema da osteoporose (falta de cálcio no osso, facilita as fraturas).
Já o Cálcio em doses altas como suplemento alimentar tem valor de proteção de fraturas com o passar dos anos, principalmente em populações mais idosas.

Lembra que 70% das pessoas podem ter alguma intolerância à lactose? Então, a lactose é o principal motivo para o Cálcio de origem láctea ser tão bem absorvido. Pessoas com intolerância à lactose tem dificuldade de absorção do Cálcio do leite. Quanto mais intolerante menos o Cálcio será absorvido.

Mulheres produzem o Estrógeno, que tem um papel importantíssimo na manutenção do Cálcio no osso até a menopausa. Por isso tanta badalação nessa história de TRH (terapia de reposição hormonal). O problema é que esse hormônio depois da menopausa pode causar cânceres de útero e de mamas (lembra dos hormônios dados para a vaca que passam no leite? Coincidência, não?). A menopausa é um processo normal de envelhecimento, talvez tenha mais fatores envolvidos além da ingestão de Cálcio.

Fontes de Cálcio são abundantes na natureza, o problema é fazer esse Cálcio construir osso. Esse processo bioquímico é muito complexo e envolve todo o corpo, desde hormônios passando por alimentação, até o estresse e depressão. Outros fatores que ajudam a construir osso bom e saudável:

- Vitamina C: Faz colágeno, e esse colágeno é o que vai fazer a "estrutura" do osso, onde o Cálcio vai se depositar.

- Vitamina D: "Obriga" o intestino a absorver Cálcio, Vitamina D precisa de Sol para ser útil, sem Sol nada feito. Além disso tem um potencial de prolongar a vida mesmo sem o Cálcio, mas ainda não é claro como isso acontece.

- Magnésio: Ativa a Vitamina D, sem magnésio não adianta nada ter Vitamina D e sem Vitamina D não adianta nada ter Cálcio.

- Exercícios Físicos: os exercícios físicos melhoram o osso. Tudo que coloca carga no osso obriga o corpo a fazer ossos mais fortes. Por exemplo natação (um ótimo exercício para pulmões e coração) não é bom para os ossos pois não faz "peso" no osso. Bons exercícios são a caminhada e musculação (exercícios sempre sob supervisão).
Mulheres, historicamente, fazem menos exercícios físicos que os seus parceiros, mesmo depois de velhos os homens continuam ativos fisicamente, enquanto muitas mulheres "param" depois de certa idade. Isso pode explicar porque a Osteoporose afeta mais mulheres, principalmente depois que elas perdem sua proteção hormonal (estrógenos) por volta dos 50 anos.

- Peso Ideal: tanto a magreza quanto a obesidade são riscos para Osteoporose.

Fontes naturais de Cálcio incluem as verduras de cores verde-escuras (couve, agrião, espinafre, algas, etc...). Uma xícara de espinafre cozido, ou de agrião picado tem mais cálcio que um copo de Leite.

---------------------------------

E a Medicina Tradicional Chinesa (MTC - Acupuntura?) Na MTC o Leite e derivados, são vistos como um alimento de alto poder muscigênico, ou seja criam muito muco.
Os lácteos são reservados para doenças graves de secura, onde um pouco a mais de muco pode até resolver uma parte do problema.

Como falei lá no começo, o leite é um composto muito complexo, dessa maneira sua digestão é muito difícil e o que acaba acontecendo é que sobra muito "lixo digestivo" e é esse lixo que vai criar os mucos, os ranhos, as secreções os corrimentos, os inchaços (edemas) e assim por diante.

Rinites, Sinusites, Bronquites, Conjuntivites, Alergias, Depressão, Cansaço, Gripes Frequentes, Inchaços, Corrimentos Crônicos, Dores Articulares, Dores Musculares Crônicas e etc... Todas essas doenças podem ter suas raízes no excesso dos lácteos, e a maioria dos tratamentos com MTC envolve a retirada desses derivados do leite para que o corpo possa digerir melhor e assim melhorar sua capacidade de autocura.

---------------------------------

Resumindo: O Leite talvez não seja um alimento tão benéfico assim.

Em primeiro lugar o leite que tomamos hoje não é, nem de perto, o mesmo alimento que nossos ancestrais tomavam e faziam seus queijos. Estamos diante de um produto modificado, com excesso de hormônios e agrotóxicos.

Segundo, não sabemos se o Leite, mesmo sem esses hormônios e agrotóxicos, é realmente saudável a longo prazo. Até provarem que o Leite não tem risco à nossa saúde de longo prazo aconselho todos meus pacientes a ingerirem a menor quantidade de leite possível.

Terceiro, quanto ao Cálcio: uma suplementação de vitaminas e minerais é mais do que suficiente, e já resolve o problema da ingestão da quantidade apropriada dos elementos necessário a uma boa formação óssea.

Principalmente depois dos 50 anos, essa tem que ser uma preocupação de todos, especialmente das mulheres.

O recomendado é 800mg Cálcio e 400 UI de Vitamina D ao dia até os 70 anos.
Depois dos 70 já se recomenda 1200mg de Cálcio e 600 UI de Vitamina D ao dia.



Só para pensar, estudos mostram que até o leite e derivados de CABRA são mais benéficos que os de vaca, agora saber se vale a pena usar esse leite, também não está certo ainda.


Obrigado, qualquer pergunta, comentário ou crítica serão bem vindas.

Dr. Rogério Luz
dr.rogerioluz@gmail.com