domingo, 2 de dezembro de 2007

Pele Saudável

Boa Noite.

Uma das perguntas mais difíceis de responder se você é um Médico Ocidental é: "Doutor, minha Pele está uma porcaria, o que está acontecendo?"

A ciência moderna ainda não achou uma explicação satisfatória para essa questão. Colágenos, genética, musculatura, idade, sol, tudo isso já foi culpado e desculpado infinitas vezes ao longo dos anos como a razão das diferenças gritantes na qualidade da pele de pessoa para pessoa.


E a Medicina Tradicional Chinesa (MTC - Acupuntura)?

Simples. Como anda seu Intestino?

Na MTC o Intestino Grosso e a Pele são partes inseparáveis de um mesmo sistema, governado pelo elemento Metal, que também governa a Primavera, o Pulmão e os sabores picantes (apimentados).

Isso quer dizer que a Pele é o órgão mais externo desse sistema. Quando a Pele não está bem, quer dizer, na maioria das vezes, que o resto do sistema também não está grandes coisas.
Já o Intestino é a porta de saída da digestão, e como vimos devemos todos os dias deixar que essa porta leve o que nosso corpo não pôde (ou não quis) aproveitar. Uma ou duas evacuações ao dia é o ideal.

Mas então toda aquela prateleira de cremes caros e exclusivos da famosa boutique francesa que você gosta tanto não servem para nada? Não é bem assim. Cremes, ungüentos e emplastos são os medicamentos mais antigos (sem contar ervas in natura) que se conhece. Uma tecnologia antiga assim que ainda está dando as caras por aí, tem que estar baseada em alguma verdade, não é mesmo?

A questão é que a saúde da Pele vem de dentro. Isto é, para a Pele ser saudável, o corpo tem que estar saudável como um todo. A Pele é nosso órgão mais externo, o que mais entra em contato com o mundo agressor. Não admira que a Pele seja a primeira a sofrer ao se instalar um desequilíbrio. Se a saúde está boa, ou em recuperação, uma boa ajudinha dos cremes vai fazer maravilhas para sua Pele.
Cremes anti-rugas, caroteno, retinol, ômega 6, gordura de baleia, unha de tigre, poeira de pirilin-pimpim. Tudo isso é muito bom e muito importante, mas se seu corpo está tendo que eliminar os restos da digestão por meio da Pele, como você espera que ela esteja?
Manchas, secura, excesso de oleosidade, cravos, espinhas, rugas precoces, todas essas condições podem ser explicadas pelo mau funcionamento do Intestino.

O primeiro passo é saber que Constipação não está certo nem é normal. É um mal dos tempos modernos. Comemos comidas carregadas em óleo, temperos, sal, pimenta, produtos artificiais, lácteos e conservantes.
Comemos hoje produtos químicos que nem existiam há alguns séculos. Somando-se a isso nossa incapacidade de tomar água (não, refrigerante light não é água) é claro que nossa digestão é pobre. Como você quer então que o coitado do Intestino, tendo que tentar aproveitar ao máximo os nutrientes disponíveis, não retarde a passagem das fezes?

O Intestino, pricipalmente o Intestino Grosso, é um reservatório natural de bactérias e toxinas. O problema com deixar o Intestino muito tempo parado é que isso permite que essas bactérias e toxinas voltem para a circulação sanguínea, sobrecarregando outros meios de limpeza, como uma parte da urina e a Pele.
Sim, pois a Pele tem uma leve função fisiológica de liberação de toxinas, através do suor e das secreções oleosas, quando está sobrecarregada em suas funções é que aparecem os problemas dermatológicos propriamente ditos.

O que me impressiona é a pessoa andar por aí carregando fezes de cinco dias, e além de achar que está tudo bem, querer que a Pele seja bonita, vistosa e saudável. Se suas fezes não estão saindo pelo lugar certo, definitivamente a Pele vai tentar fazer a parte dela para se livrar das toxinas, o problema é que não podemos dar a descarga na nossa Pele.

O que fazer então?

O segredo para um bom funcionamento do Intestino é Simples. Simplifique!
Coma comida mais perto da terra, ou seja, que sejam de verdade VEGETAIS e ANIMAIS, e não pacotes semi industrializados de hormônios e agrotóxicos. Procure comer o mais fresco possível, deixando os enlatados, processados, empacotados e congelados para as emergências ou pelo menos não sendo essa a principal fonte de nutrientes do seu dia.
Resumindo, coma comida com mais VIDA, para que essa VIDA possa ser passada para você, seu Intestino, sua Pele, seus genes, seu filhos e assim por diante.

Tome muita água. Água é importante para tudo na vida, nosso corpo é 70% água, só a respiração nos faz perder até 3 Litros de água ao dia, sem contar a urina, o suor, as lágrimas e etc. Tudo que comemos tem água, da fruta ao boi, por isso contando com uma alimentação balanceada teríamos que tomar no mínimo 1,5L de água por dia.
É por causa da água que comemos as famosas fibras.
Fibras, também chamadas de fibras alimentares insolúveis, são elementos alimentares que NÃO digerimos, e servem como esponjas, "sugando" toda a água em volta e inchando, assim tornando as fezes mais moles e fáceis de empurrar, mas se não tiverem ÁGUA, as fibras não servem para nada.

Tudo interfere na boa alimentação: desde a época do ano e horário do dia (tente comer sopa de beterraba e batata no meio de um dia de verão tropical) até as cores, sabores e aromas que percebemos antes mesmo da primeira garfada.
A alimentação deveria ser individualizada para cada pessoa e cada tipo de desequilíbrio, mas como isso é obviamente impossível devemos fazer esforço para pelo menos não ser ela a causa de nossos problemas.
Se a coisa não estiver melhorando mesmo assim, ou se o desequilíbrio já está mostrando os dentes, daí sim procurar ajuda com um bom "terapêuta da comida", que saiba dizer o que, porque, como, quanto e quando comer (nem sempre essa informação é ensinada em cursos de Faculdade, muitos Nutricionistas e Nutrólogos tem títulos de doutorado e mesmo assim não entendem que os sabores e as cores afetam sim a digestão).
Terapêutas que sejam especialistas na parte de nutrição da Medicina Chinesa ou Ayurvédica (Indiana) são os mais indicados para uma boa reformulação do cardápio diário.


------------------------------

Agora há casos em que mesmo uma mudança alimentar radical vai demorar muito para surtir efeito. As vezes o estresse mental e físico, as preocupações, o excesso de trabalho, podem estar impedindo o corpo de se ajeitar sozinho, e um intervenção nesses problemas vai demorar um pouco para surtir efeito. Nesses casos mais complicados pode ser indicado um laxante, de preferência natural (sempre com acompanhamento médico).

------------------------------

É de suma importância que aprendamos a comer conforme nosso corpo pede. Tudo o que foi mostrado aqui é uma simplificação do que pode, e deve, ser prescrito para cada caso individualmente. Mas é impressionante o quão longe do ideal a maioria de nós está quando nos alimentamos.

Só para pensar: como falei anteriormente, assim como o Intestino e a Pele, o Pulmão também faz parte desse mesmo sistema energético na Medicina Tradicional Chinesa. Deriva disso que cigarros e uma Pele bonita e saudável são, na prática, incompatíveis e impossíveis de conciliar.

Reeducar o Intestino pode levar algum tempo, mas se for feito de forma correta pode ser a melhor e mais barata plástica que você fará na sua vida.

Obrigado, e como sempre, qualquer dúvida, comentário ou crítica será sempre muito bem vindo.

Dr. Rogerio Luz
dr.rogerioluz@gmail.com

3 comentários:

Evandro Silva disse...

Acho que comentários seriam desnecessários a não ser apara elogiar o ótimo trabalho que está realizando!
Muito bom o artigo sobre pele

Abraços
Dr. Evandro

Ayra Souza disse...

Até que enfim alguém com uma resposta que não culpa o Sol por alergias indecifráveis...
Ótimo!!

Unknown disse...

Perfeito.